Nossas Va'as

Como escola de Canoa Havaiana entendemos ser nossa responsabilidade transmitir além do esporte, sua história e cultura. Falar em cultura polinésia é ressaltar as tradições e conhecimentos milenares de seus povos originários. Em escala global, os povos nativos são os melhores guardiões do mundo natural e cuidar dos seus direitos é cuidar da natureza como um todo, seus ecossistemas e biodiversidades. Entendemos que beber desta fonte ancestral é fundamental para o futuro da humanidade como espécie. Dedicamos os significados e nomes de nossas canoas em homenagem a memória e ao legado dos “nossos” povos originários do Brasil.

▷▸ Kawahiva

Kawahiva

Nossa ”Kawahiva” é uma canoa Niue no modelo OC6+1.

Os Kawahiva são um pequeno grupo indígena que vive isolado na Amazônia brasileira e está próximo de desaparecer.
Seu território, conhecido como Território Indígena Kawahiva do Rio Pardo, está localizado no estado do Mato Grosso, onde as taxas de desmatamento ilegal são as mais altas já registradas na Amazônia brasileira.
O grupo teve que se reorganizar e adotar um estilo de vida nômade, escapando da violência de invasores como madeireiros, fazendeiros, grileiros e garimpeiros.
Esses são os últimos Kawahiva. O genocídio será completo – a menos que sua terra seja protegida.

Saiba mais sobre o povo Kawahiva em:

▷▸ Iecuana “gente da canoa”

“Iecuana” é uma canoa Niue no modelo OC6+1

Os Iecuna ou Ye’kwana são um grupo indígena que habita a fronteira Brasil-Venezuela. No Brasil, habitam o noroeste do estado de Roraima, mais precisamente a Terra Indígena Yanomami.
Conhecidos como peritos em navegação nos rios amazônicos e exímios construtores de canoas são os antigos viajantes da Amazônia, tornaram-se conhecedores excepcionais da geografia e hidrografia de seu território tradicional, são, há séculos, figuras importantes nas relações de troca que haviam entre diversos povos indígenas e sendo registradas viagens comerciais que duravam anos.

Saiba mais sobre o Povo Iecuana em:

▷▸ Awa “Gente”

Nossa “Awa” é uma canoa Niue no modelo OC4+1

Também conhecidos como Guajá, ou Awa Guajá, se autodenominam Awa e são um grupo indígena brasileiro que habita terras situadas nos últimos refúgios de floresta amazônica no estado do Maranhão e o sudeste do estado do Pará.
O profundo conhecimento sobre a mata, os animais e as plantas revela formas de ação que evidenciam o quanto os Awa são responsáveis por manter vivo o que restou de floresta no Maranhão.
A maior parte da população vive em aldeias, mas há grupos vivendo em isolamento voluntário e acredita-se que ainda haja grupos Awa não contatados vivendo na floresta.
Também conhecidos por sua grande habilidade na utilização de canoas os Awa ainda mantém um estilo de vida tradicional, sobrevivendo de caça e coleta de frutos.
Os Awa têm sido vítimas constantes da invasão de seu território por madeireiros e pecuaristas, em 2012, a organização Survival International classificou a tribo como a mais ameaçada do mundo.

Saibas mais sobre os “AWA” em:

ConquistAncestral Unipessoal LDA

RNAAT: Registo n°366/2021

copyright © 2021 Aukai Va’a | powered by Aukai Va’a